Cirurgias

#
Prótese de mama (mamoplastia de aumento)


A mamoplastia de aumento consiste na introdução de implantes mamários de silicone para o aumento das mamas. Os implantes mamários podem ser classificados sob vários aspectos:
1)Forma: redondos ou anatômicos
2)Perfil: super alto, alto ou moderado
3)Posicionamento durante a cirurgia: retroglandular ou retromuscular
4)Material de revestimento: silicone (texturizado ou liso) ou poliuretano
Os tipos e tamanhos de prótese só podem ser determinados após o exame clínico e a determinação do tamanho da base mamária.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesial geral, peri-dural ou local associada a sedação, tem duração de 1,5 hora, as cicatrizes podem ficar posicionadas nas regiões inframamária, areolar ou axilar, o curativo permanece por 24 horas, existe necessidade de uso de malha própria por 30 dias, a retirada dos pontos é realizada em 14 dias ou pode não ser necessária dependendo do fio de sutura utilizado.

#
Mastopexia com próteses

A mastopexia consiste no tratamento da ptose mamária (queda das mamas) associado ao uso de próteses de silicone.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou peri-dural, tem duração de 3 a 4 horas, as cicatrizes podem ser verticais, em L ou em T invertido (localizam-se no polo inferior da mama e no sulco mamário), o curativo permanece por 24 horas, existe necessidade de uso de malha própria por 30 dias, a retirada dos pontos é realizada em 14 dias ou pode não ser necessária dependendo do fio de sutura utilizado.

#
Mamoplastia sem prótese

A mamoplastia consiste no tratamento da ptose (queda das mamas) e da hipertrofia mamária (mamas grandes) com redução do tamanho e reposicionamento das mamas.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou peri-dural, tem duração de 3 a 4 horas, as cicatrizes podem ser verticais, em L ou em T invertido (localizam-se no polo inferior da mama e no sulco mamário), o curativo permanece por 24 horas, existe necessidade de uso de malha própria por 30 dias, a retirada dos pontos é realizada em 14 dias ou pode não ser necessária dependendo do fio de sutura utilizado.

#
Lipoescultura de definição

A lipoescultura consiste na aspiração de tecido adiposo com o uso de cânulas próprias e enxertia do próprio tecido adiposo em outras regiões corporais (por exemplo em sulcos na região trocantérica, região glútea), com foco em resultados naturais e com linhas de definição na região do abdome e do dorso.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou peri-dural (dependendo do local a ser lipoaspirado e enxertado), a duração é variável dependendo da localização, o curativo consiste somente em fita porosa, as cicatrizes são pequenas (< 1 cm) localizadas próximas aos locais a ser lipoaspirados e enxertados, a retirada dos pontos é realizada na primeira semana, existe necessidade de uso de malha própria por 30 dias bem como medicação de profilaxia para trombose e embolia no período pré e pós operatório.

#
Lipoaspiração

A lipoaspiração consiste na aspiração de tecido adiposo com o uso de cânulas próprias, é utilizado para o tratamento de gordura localizada, não sendo indicada como um procedimento para emagrecer, estando indicada para as(os) pacientes que estão com peso (determinado pelo IMC) adequado.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou peri-dural (dependendo do local a ser lipoaspirado), a duração é variável dependendo da localização, o curativo consiste somente em fita porosa, as cicatrizes são pequenas (< 1 cm) localizadas próximas aos locais a ser lipoaspirados, a retirada dos pontos é realizada na primeira semana, existe necessidade de uso de malha própria por 30 dias bem como medicação de profilaxia para trombose e embolia no período pré e pós operatório.

#
Bodytite

O Bodytite consiste em uma moderna tecnologia de radiofrequência controlada para retração cutânea (pele). Geralmente é utilizado em conjunto com a lipoescultura em pacientes com gordura localizada e flacidez leve a moderada da pele para correção destas características com cicatrizes reduzidas (evitando a realização de mini-abdominoplastia ou de abdominoplastia).

#
Abdominoplastia

A abdominoplastia consiste na retirada do excesso de pele da região abdominal inferior, reposicionamento do umbigo, correção da diástase do músculo reto abdominal e lipoaspiração (técnica conhecida como lipoabdominoplastia).
A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou peri-dural, tem duração de aproximadamente 4 horas, a cicatriz se localiza na região abdominal inferior (a extensão é dependente do excesso cutâneo, podendo se estender até as cristas ilíacas), o curativo permanece por 24 horas, existe necessidade de uso de malha própria por 30 dias, a retirada dos pontos é realizada em 21 dias ou pode não ser necessária dependendo do fio de sutura utilizado. Geralmente é necessário uso de medicação de profilaxia para trombose e embolia no período pré e pós operatório.

#
Morpheus

O Morpheus consiste na associação do microagulhamento com a radiofrequência controlada, pode ser utilizado em múltiplas regiões do corpo e realiza a melhora da qualidade de pele bem como o estímulo importante do colágeno. A recomendação é que sejam realizadas 3 sessões com intervalo de 2 meses entre elas. A grande vantagem deste procedimento é apresentar um mínimo de tempo de repouso, com as atividades podendo ser retomadas já nos primeiros dias.

#
Lifting facial (plástica da face)

A ritidoplastia consiste na realização de alterações do SMAS (sistema músculo aponeurótico superficial da face) através de plicaturas ou ressecções, associado a retirada do excesso cutâneo do rosto e cervical. Na atualidade tem-se priorizado menores ressecções de pele para resultados mais naturais.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral, tem duração de aproximadamente 4 horas, as cicatrizes ficam posicionadas nas regiões temporais, pré-auriculares e retro-auriculares, o curativo permanece geralmente por 24 horas e a retirada dos pontos geralmente ocorre na primeira semana.

#
Facetite

O Facetite consiste em uma moderna tecnologia de radiofrequência controlada para retração cutânea (pele). Geralmente é utilizado em conjunto com o Morpheus em pacientes com flacidez leve a moderada na região da face possibilitando um resultado com retração de pele, melhora da qualidade de pele e estímulo de colágeno com mínimas cicatrizes (menores de 1 cm).

#
Blefaroplastia (plástica das pálpebras)

A blefaroplastia consiste na correção do excesso de pele palpebral (dermatocalase) e correção de bolsas de gordura em região das pálpebras.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local com sedação ou anestesia geral, tem duração de aproximadamente 1 a 2 horas, as cicatrizes ficam posicionadas no sulco palpebral superiormente e na região infra-ciliar inferiormente, o curativo consiste somente em tiras de curativo poroso e a retirada de pontos geralmente ocorre na primeira semana.

#
Rinoplastia

A rinoplastia estruturada moderna consiste na realização de alterações na conformação nasal priorizando 2 vertentes: a função nasal e a estética nasal. Atualmente a rinoplastia prioriza a estruturação nasal com uso de enxertos cartilaginosos (cartilagens do septo nasal, concha auricular e costal) ao invés de ressecções de estruturas nasais, permitindo que a função nasal seja mantida ou aprimorada.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral, tem duração de aproximadamente 3 a 4 horas, as cicatrizes ficam posicionadas na columela nasal e dentro do introito narinário, e existe necessidade de manutenção de curativo local por aproximadamente 15 dias, sendo realizadas trocas pelo médico, a retirada dos pontos geralmente ocorre na primeira semana.

#
Mentoplastia

A mentoplastia consiste no tratamento de deformidades e assimetrias da região do mento (microgenia, macrogenia e alterações de lateralidade do mento), sendo realizada uma osteotomia na região do mento, reposicionamento com ou sem redução vertical e fixação com placa e parafusos de titânio.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral, tem duração de aproximadamente 1 hora, a cicatriz fica posicionada no sulco gengival inferior (intra-oral), o curativo permanece geralmente por 1 semana, existe a necessidade de dieta líquida geralmente por 1 a 2 semanas, não existe necessidade de retirada dos pontos.

#
Otoplastia

A otoplastia consiste na correção de orelhas de abano através do reposicionamento da cartilagem auricular.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local, local associada a sedação ou geral (nas crianças), tem duração de 1 a 2 horas, a cicatriz fica posicionada na região retro-auricular, o curativo permanece por 24 horas e a retirada de pontos é realizada entre 14 e 21 dias.

#
Ninfoplastia

A ninfoplastia consiste na correção da hipertrofia dos pequenos lábios na região vulvar.
A cirurgia é realizada sob anestesia raqui ou geral, a duração é de aproximadamente 1 hora, a cicatriz fica localizada nos grandes lábios, não utiliza-se curativo, não existe necessidade de retirada dos pontos, existe a necessidade de utilização de spray antisséptico no período pós-operatório.

#
Lipoenxertia (Preenchimento com gordura)

A lipoenxertia consiste na realização de lipoaspiração e enxertia da gordura lipoaspirada em outra região corporal (por exemplo nos sulcos da face). É um tratamento com duração indeterminada, porém existe absorção parcial da gordura injetada.